Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na França

Vistos para a França

Brasileiros estão isentos da exigência de visto para a França em viagem de até 90 dias. Saiba mais sobre os requisitos para estudar no país.

As regras para estudar francês na França são consideravelmente simples. Se você vai estudar por um período de até três meses, você não precisa de visto prévio. Nesse caso, o estudante entra na França com o visto de turista, que é concedido no ato de entrada no país. Caso seu interesse seja estudar por mais de 90 dias, deve ser solicitado um visto prévio, ainda no Brasil.

Independentemente do tipo de curso, para todos aqueles que desejam estudar na França para períodos superiores a 90 dias é obrigatória a solicitação de um visto.

Existem categorias de visto diferentes, inclusive para períodos de estudos. Sendo assim, a categoria de visto mais adequada dependerá do tipo de projeto de estudos e instituição, além da duração da formação.

Estudantes maiores de idade inscritos em cursos de duração superior a 90 dias deverão solicitar um visto junto ao Consulado da França. Normalmente um curso de francês configura um pedido de visto estudante, mas podem ocorrer casos em que a categoria de visto poderá ser a de visitante.

Visitante

O consulado decidirá entre as possibilidades a seguir:

  • Visto de longa permanência VISITEUR VLS-TS é emitido geralmente para cônjuges de estudante, cursos livres ou cursos de francês sem fins acadêmicos e/ou profissionais (além de outras categorias) juntamente com o formulário de ‘Demande d’attestation OFII’. Esse visto deve ser validado pelo ‘Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ nos primeiros três meses após a chegada na França. Esta categoria de visto não permite trabalhar na França.
  • Visto de permanência temporária menção LONG SEJOUR TEMPORAIRE para essa categoria de visto, que pode ser concedido para cursos livres ou cursos de francês sem fins acadêmicos e/ou profissionais, não é necessário solicitar ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII – Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. Esta categoria de visto não permite trabalhar na França.

Estudante

Existem algumas exigências que o consulado faz para concessão de visto de estudante, no caso de cursos de francês são as seguintes:

  1. o nome da escola de francês escolhida deve constar no catálogo de qualidade FLE – http://www.qualitefle.fr
  2. o curso de francês deve possuir carga horária de no mínimo 20 horas semanais
  3. o estudante deve possuir obrigatoriamente um comprovante de acesso ao ensino superior em uma escola reconhecida pelo MEC.

Após a inscrição na escola, o aluno receberá uma carta de pré-inscrição que deve conter o nome completo, a data de início e término do curso e a carga horária. Esta carta será um dos principais documentos para que possa dar entrada ao pedido de visto.

Os procedimentos de visto começam por uma passagem pelo Campus France. Acesse o link Campus France para verificar o passo-a-passo do procedimento pré-consular obrigatório para permanências superiores a 90 dias.

Atenção! Antes de dar entrada no pedido de visto de estudante certifique-se junto ao Consulado se esse é a categoria de visto mais adequada ao seu perfil. Alguns projetos de cursos de francês podem ser enquadrados como ‘visto visitante’.

Em relação ao visto de estudante, o consulado decidirá entre as possibilidades a seguir:

  • Visto de longa permanência VLS-TS ETUDIANT AUTORISE TRAVAIL LIMITE 60% DUREE LEGALE é emitido juntamente com o formulário de ‘Demande d’attestation OFII’. Esse visto deve ser validado pelo ‘Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ nos 3 primeiros meses após a chegada na França e pode ser renovado na França. Normalmente emitido para estudos universitários superiores a 1 ano.
  • Visto de permanência temporária menção LONG SEJOUR TEMPORAIRE para essa categoria de visto, que pode ser concedido para diversos tipos de curso, não é necessário solicitar ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII – Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. Esta categoria de visto não permite solicitar uma autorização temporária de trabalho.

 

Validade do Passaporte

Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir da data do seu embarque para a França. Recomendamos que seu passaporte tenha validade maior ainda que 6 meses caso você queira realizar outra viagem a outro país. Veja como tirar seu passaporte aqui.

Passaporte Europeu

Caso você possua a cidadania de algum país membro da União Europeia você não precisa de visto para estudar na França.

Permissão para Trabalhar

Estudantes de cursos de longa duração têm permissão para trabalhar. Saiba mais sobre as regras e a carga horária de trabalho.

+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados